Entre os dias 20 e 22 de agosto de 2025, o Espaço Innosphera, localizado no Hotmilk — principal ecossistema de inovação do Paraná — sediou o Health Innovation PUCPR (HIPUC) 2025, que teve como tema “Crise climática e saúde: economia, vigilância de doenças tropicais e saúde mental na sociedade atual”. A iniciativa foi promovida pela Escola de Medicina e Ciências da Vida (EMCV) da PUCPR.
Organizado pelos professores Claudia Turra Pimpão, Cristiano Teodoro Russo, Karen Kubo, Kelly Mazutti Monteiro e Luiz Fernando Bianchini, o evento reuniu especialistas, estudantes e profissionais. A programação contou com mesa-redonda e uma maratona de ideias (Ideathon), fomentando reflexões e soluções para um dos desafios mais urgentes da atualidade.
Programação diversificada e participativa
No primeiro dia (20/08), a mesa-redonda, conduzida por Kelly Mazutti Monteiro foi aberta pela Dra. Lidia Ana Zytynski Moura, docente do curso de Medicina da PUCPR e Diretora do Eixo de Saúde Humana da EMCV. Em seguida, o meteorologista Me. Leandro Meneguelli Biondo (participação online), doutorando da Universidade da Colúmbia Britânica (Canadá) e analista ambiental do MCTI/MMA, abordou as mudanças ambientais no campo e na cidade.
O Dr. Alexandre Dias Tavares Costa, do Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz-PR), apresentou a palestra “Uma Só Saúde: O Papel da Vigilância Epidemiológica em um Novo Mundo”. Já a Me. Patrícia Guillon Ribeiro, professora da PUCPR e doutoranda em Ciências da Saúde, discutiu os impactos da crise climática sobre a saúde mental. O debate foi mediado pela Dra. Claudia Turra Pimpão.
Nos dias 21 e 22 de agosto, ocorreu o Ideathon, conduzido pelos professores Dalton Alexandre Kai e Luiz Fernando Bianchini, que desafiou os participantes a desenvolverem soluções criativas e inovadoras para problemas relacionados ao tema central do evento. A programação incluiu palestras sobre Criatividade, ministrada por Paulo D’Assumpção Zaniol (professor do curso de Design da PUCPR), e sobre Pitch, com Breno Gonçalves (cofundador e CEO da IrriGate), além de mentorias especializadas e a avaliação de uma banca composta por: Waldemiro Gremski (Reitor Emérito da PUCPR), Paulo Cesar Porto Martins (Coordenador da Educação Empreendedora da PUCPR) e Marcelo Moura (Diretor do Hotmilk).
Equipes vencedoras
1º lugar — TriatoTech: Georjia Magalhães Crisostomo, Maria Isadora de Oliveira Kaspreski e Sofia Brandão Peres;
2º lugar — AirCare: Lilian Lima Waszak, Samara Soares Bueno, Silvio Rolim Araújo e Victória Carnauba de Alcantara Pinto;
3º lugar — Bateria que Impulsiona o Futuro: Breno Augusto Rocha.
Apoio essencial
O HIPUC 2025 contou com o apoio da Educação Empreendedora PUCPR, Hotmilk, SPInE — Espaço Politécnica de Inovação e Empreendedorismo, Fórmula Natural e DrogaVet, parceiros fundamentais para viabilizar as atividades.
A iniciativa reafirmou o compromisso da PUCPR com a inovação, a saúde única e a sustentabilidade, estimulando o diálogo e a criação de soluções concretas para a construção de um futuro mais saudável e resiliente.